quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Ser diferente é normal?

Por: Ariadine L. Zampaulo.



Preconceito s.m. Juízo antecipado,
sem fundamento; prevenção.


Ser diferente não só é normal como é natural. Aliás, o que é ser diferente?
O preconceito é a consequência da existência de um padrão. Esse padrão é criado quando existe uma sociedade. Ela cria esse padrão a partir do que acha melhor para o grupo, ou para protegê-lo.
O preconceito é um ato covarde. A pessoa que é preconceituosa tenta se proteger do que é diferente, pois acha que aquilo (ou aquela pessoa) pode prejudicá-la ou machucá-la de alguma forma. Mas ela se protege fugindo, com medo de enfrentar, pois pensa que é melhor prevenir do que remediar.
Você pode se perguntar porque o preconceito é ruim se é uma forma de proteção. Mas, e se você estiver evitando algo que pode ser bom pra você? Então, o melhor é se arriscar, e depois se necessário você “se salva” de outra forma.
Existem preconceitos com relação as mais diversas coisas. Há preconceito social, religioso, cultural, ideal, racial ou estético em geral. Pessoas têm preconceito simplesmente por uma coisa, uma situação ou uma pessoa ser nova.
Ele diz que o outro é diferente. O outro é diferente do quê? Dele? Então ele também é diferente. Diferente do outro. Todos somos diferentes.
Há muito o que falar sobre preconceito. Esse é um assunto muito complexo e difícil de lidar, por isso muitas pessoas o evitam. Mas de uma coisa estou certa: o preconceito pode parecer que facilita a vida; mas nunca a melhora.

Um comentário:

Aline Paiva disse...

Clap, Clap, Clap!
Vc escreve muito bem!
Certamente, preconceito é fallta de conhecimento, pré-julgamento.
E é injusto, como podemos julgar algo que não conhecemos?
E por quê? Valores herdados da sociedade. Na verdade, todos somos diferentes, concordo contigo..
Então, cada um deve aceitar o outro como é e aprender com isso.
Amigaaa
Beijoss :*